Pular para o conteúdo principal

Pescaria Rio Uatumã - Pousada Uatuma Eco Fishing

Fala, pescador(a)!

O texto de hoje será um pouco diferente pois vamos falar de uma pescaria que exige um pouco mais de planejamento se você não vive pela região amazônica. Primeiro vamos falar onde fica o Rio Uatumã. É um dos afluentes do rio Amazonas, porém a região passou por uma grande transformação após a inauguração da hidrelétrica de Balbina, ponto já muito conhecido pelos pescadores esportivos que vão atrás dos tucunarés amazônicos.
 
A viagem começa chegando em Manaus, primeiro ponto a caminho da Pousada Uatumã Eco Fishing, cujo proprietário é o JP (João Paulo), quem organizou todo o transfer, logística etc. Dependendo do horário da chegada, você pode combinar para ter um tempinho de almoço, conhecer a cidade rapidamente ou até passar por uma última compra de equipamentos ou iscas no Shopping Manauara. Se estiver na pegada, pode ir direto e já rumar para o Porto da Morena, onde será a segunda parada antes de chegar na pousada.
 
O tempo de viagem entre o aeroporto de Manaus até o Porto da Morena é de 3:30 até 4:00 horas de carro, dependendo das condições do ramal (chuvas, buracos etc.), mas no geral, os veículos são bastante confortáveis. Chegando no porto, o transporte obviamente passa a ser o barco, onde a diversão já começa, pois um cooler cheio de cerveja já está te esperando! O percurso é tranquilo, aproximadamente 2:00 horas de navegação até chegar na pousada, enquanto isso, você já pode começar a admirar a paisagem e pensar quais as iscas você vai usar, dar nó no líder etc.
 
A pousada conta como uma excelente infraestrutura, possui quartos com ar-condicionado, chuveiro e banheiro individual, também conta com piscina, Wi-Fi, e televisão por satélite para os que não aguentam desconectar 100%. Além disso, o trato do pessoal que trabalha lá é o grande diferencial, a comida, bebida, as conversas, as histórias são um "plus" nessa grande experiência!
 

 
 
Mas vamos para o que interessa, a pescaria! Estivemos lá em 2 anos seguidos e nessas duas oportunidades, tivemos pescarias excelentes, seja em quantidade de peixes como em qualidade. 
 
Destaque para os guias que estiveram conosco Geovanni (irmão do JP), Almir e o Preto que além de serem extremamente profissionais, te ajudam, dão dicas e fazem de tudo para que você tenha a pescaria que você sonhou o ano inteiro (não é exagero). Se é a sua primeira vez na região, recomendo deixar a sua caixa de pesca com o guia, ele vai te falar quais iscas utilizar, onde arremessar e como trabalhar, excelente oportunidade para aprender as manhas.
 
No Uatumã, 95% das vezes que você capturar um peixe, será um tucunaré (paca, paca-açu, açu ou o popóca) as vezes entram outras espécies (piranhas, jacundás, aruanas, pirarucus), mas é mais raro. Porém, nada impede que no começo do dia ou final da tarde, você ir atrás dos apapás que ficam no rio principal ou a noite mesmo fazer uma pesca de peixes de couro.
 
No primeiro ano de pesca, saíram peixes muito bons, açus de 70cm+ mas o maior foi de 77cm, no segundo ano, foi um pouco mais difícil, mas saíram peixes excelentes, inclusive um paca de 74cm que para mim foi um dos ataques mais insanos que já vi em uma iscar artificial. Existem tucunarés com mais de 80cm no rio, mas como em qualquer lugar, são mais raros e exigem um mix de sorte com habilidade não só para encontrar o peixe, mas principalmente para conseguir capturar para uma bela foto.
 

 
 
A resenha do final da pescaria sempre é muito boa, dar boas risadas, ver quais iscas funcionaram, peixes capturados, peixes perdidos, tudo isso acompanhado de uma cerveja, caipirinha, porção de peixe frito e uma dose do destilado que você levar para celebrar o momento.
 
É hora de refazer os líderes perdidos, organizar a caixa de iscas, preparar o material porque são 7 dias de muita diversão, desafios e o melhor de tudo, mais histórias pra contar!
 
Abaixo você vai encontrar mais fotos, informações sobre a pousada e dicas do JP e nossa equipe para que você ter uma pescaria inesquecível no Uatumã.

Nome da pousada: Pousada Uatumã Eco Fishing
Tel: +55 92 9289-4092 (JP)
Instagram:
Facebook:
Local: Rio Uatumã, Amazonas, AM

Estrutura:
-Piscina
-Quartos individuais ou dupla
-Banheiros e chuveiros individuais
-Churrasqueira
-Internet (Wi-Fi) e TV a cabo

Iscas com melhor resultado:
-Borá Borá 12, cor verde limão (com ratling)
-Bonie 95, 107 ou 128 (qualquer cor)
-Jumpin Minnow T20 (cor osso)
-Zig Zara 110, cor verde limão
-Brava 90 ou 110, transparente
-Hélices e jigs (de penacho) também funcionam quando o rio está mais cheio

Equipamentos:
 
A vara, linha e carretilha vão variar de acordo com a sua preferência e a isca que você utilizará (exemplo, uma hélice requer uma vara mais pesada) por outro lado, o mínimo recomendado seria:
 
-Vara de 17lb a 25lb
-Linha multifilamento 40lb a
-Linha flúor 40lb ou 50lb

Dicas:
 
-Leve sempre uma caixinha com remédios no geral (dor de cabeça, vitamina C, anti-inflamatórios etc.) sempre bom estar preparado, pois um mal-estar pode acabar com a sonhada pescaria
-Protetor solar, roupas leves e tudo que sirva para se proteger do sol, pois você fica exposto o dia todo
-Óculos polarizado, muitas vezes a pesca no visual pode ajudar bastante na produtividade, além de ser um item de segurança quando se está pescando sozinho ou com outras pessoas no barco
-Nos almoços, há 3 opções: marmita, churrasco no rio ou voltar para a pousada. Se você quer relaxar, o churrasco é uma excelente opção, se você prefere perder menos tempo, a marmita é a nossa recomendação pois em menos de 30 minutos você já estará pescando novamente
-Quase não há mosquitos, mas se insetos no geral te incomodam, leve um repelente

O que levar no barco:
Dica - evite levar muitas coisas pois isso atrapalha a sua locomoção no barco e inclusive pode provocar acidentes (quebrar pontas de vara, quedas etc.)
-Leve sempre um esparadrapo, band-aid etc., pois pequenos cortes são normais neste tipo de pescaria
-Leve protetor solar, pois ao longo do dia ele vai sair ou perder o efeito
-Leve no mínimo 2 kits prontos, isso te ajudará a ter mais agilidade quando precisar alternar iscas ou quando encontrar um cardume
-Câmera ou celular, não esqueça de registrar os melhores momentos da pescaria e claro, os troféus que você e sua dupla vão capturar

Gostou das dicas? Dá uma olhada na nossa loja! Lá você encontrará muitos dos equipamentos necessários para essa e outras aventuras!

Boa pescaria!




Postagens mais visitadas deste blog

Pesqueiro Ueda

 Foto Instagram: @pesqueiroueda   Fala, pescador(a)! Hoje vamos falar sobre o Pesqueiro Ueda, localizado em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Da capital até o pesqueiro é um caminho de aproximadamente 1:30 de carro, o ideal é chegar bem cedinho para conseguir escolher os melhores pontos de pesca, por outro lado, por experiência própria, é possível capturar bons peixes em todas as regiões do lago principal, mesmo chegando um pouco mais tarde. O caminho de São Paulo é bem fácil, a estrada é tranquila e dificilmente há muito trânsito, mas é sempre importante manter a velocidade e evitar os diversos radares de velocidade do trajeto! O pesqueiro é bastante bonito, há muito espaço e o lago principal permite uma pescaria de arremessos tanto curtos como longos, o que é muito bacana para quem pesca com ultra-light, utilização de equipamentos mais leves, vara de mão ou até crianças que estão aprendendo a arremessar. Dentre as diversidades de peixe, você poderá encontrar: Pacus, Cu...

Pesqueiro Cantareira - São Paulo/SP

O pesqueiro Cantareira é talvez um dos mais antigos e tradicionais da região da grande São Paulo. Provavelmente todos pescadores de pesqueiro da cidade já foram pelo menos uma vez neste local!  O pesqueiro está localizado na zona norte da capital paulista, dentro do antigo Clube da Sabesp, o acesso é muito simples e rápido, para quem busca uma pescaria pertinho de casa, é uma excelente opcão (20 a 25 minutos do centro). O local é simples, com uma infraestrutura adequada para a demanda. Os lagos estão concretados, o que tem prós e contras. Primeiro vamos com os prós: Em dias mais quentes, realmente os peixes ficam mais ativos, fazendo a pescaria muito produtiva Nos dias de chuva e frio, você não se preocupa com a lama formada ao redor e ainda assim pode ter uma pescaria muito mais confortável Não há enrosco no lago, a briga sempre será limpa Contras: Muitas vezes você não encontra um local ou espaço adequado para colocar suporte de vara Em uma sequência de dias frios, provavelmente ...

Molinete CUSTO BENEFÍCIO Marine Sports - Beta 200i 300i 400i 500i (um tamanho para cada tipo de pescaria)

  Olá, Pescador! Trouxe para minha loja o melhor custo benefício da Marine Sports em se tratando de molinete (minha opinião).  A marca já é bem conhecida no mercado e possui vários modelos com valores semelhantes, sendo realmente muito difícil escolher, especialmente pela internet. O modelo em questão tem valor intermediário e se destaca pela robustez dos materiais empregados na sua construção, especialmente a manivela e o carretel em alumínio (não são de plástico!). O acabamento é de boa qualidade e só de "pegar na mão" você irá perceber que o molinete trará segurança na hora da briga com o peixe que for. O modelo possui quatro tamanhos e para facilitar a sua compra, segue as especificações de cada tamanho e para qual modalidade eu usaria.   PARA ADQUIRIR ESSE EQUIPAMENTO, ACESSE: WWW.FISGADAPERFEITA.COM.BR   BETA MS 200i (Eu usaria na pescaria Ultralight, especialmente em pesqueiros) Drag: 4kg  Relação de recolhimento 5.2:1  Rolamentos: 3+1 (3 de esfera e...